Administração - Quinta-feira, 15 de Setembro de 2022

Vereadores se reúnem com representantes do Observatório Popular Cidade do Anjo ( Casa Opoca) para políticas públicas e sociais

São Miguel Arcanjo possui 1500 famílias em situação de vulnerabilidade social

Os Parlamentares reuniram-se, ontem (23), no plenário, junto com o Observatório Popular Cidade do Anjo ( Casa Opoca), esteve presente os diretores Daniel Knob, Tiago Miguel Knob e Cidinha Fogaça Terra.

No debate foram pautados os processos de distribuição de cestas básicas pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Miguel Arcanjo, bem como os critérios para a seleção de beneficiados.

O debate teve a finalidade de esclarecer dúvidas em relação à oferta desses alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social do município, e de propor a criação de políticas públicas pelo Poder Municipal para tentar diminuir a situação vulnerável dessas famílias, além de criar a possibilidade de qualifica-los dando a oportunidade de estudo e de especializarem-se profissionalmente, já que a grande maioria possui baixa escolaridade e mão de obra ruralista.

O Vereador Cid José Ferreira questionou os dados cadastrais das famílias em situação de extrema vulnerabilidade, e a relação aos critérios estabelecidos pela administração municipal para a distribuição das cestas básicas, e se a ONG possui o número total de famílias nessa situação, os que estão recebendo auxílio são usuários do CadÚnico, ou o critério é o grau de vulnerabilidade social.

A Opoca informou que São Miguel Arcanjo possui cerca de 1500 famílias em situação de vulnerabilidade social, famílias que não possuem a certeza de uma alimentação digna, e que o município vizinho Pilar do Sul só possui 600 famílias vulneráveis, além disso a ONG possui projeto voluntário de distribuição de alimentos, a parte da Assistência Social da Prefeitura de São Miguel Arcanjo. Como forma de assegurar a subsistência das famílias em estado de vulnerabilidade social e/ou econômica.