Administração - Quarta-feira, 04 de Maio de 2022

São Miguel Arcanjo sedia Fórum de Mobilização e Prevenção à Dependência Química

Fórum de Mobilização e Prevenção à Dependência Química

São Miguel Arcanjo sedia Fórum de Mobilização e Prevenção à Dependência Química

São Miguel Arcanjo sedia pela primeira vez, nesta quarta-feira (4), o Fórum de Mobilização e Prevenção à Dependência Química.

Uma iniciativa que partiu do Vereador de São Miguel Arcanjo João Gilberto Sales Albach, que mobilizou uma rede de parcerias; contando com o apoio do Vereador de Sorocaba Vitor Alexandres Rodrigues (Vitão do Cachorrão), do Prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga, e das consultoras Andreia Montesiano e Michele Araújo ambas do Centro de Atenção ao Dependente Químico (CADQ) de Sorocaba.

O objetivo do Fórum é de prevenir e combater o uso de substancias químicas, por meio do diálogo, da informação e do aprimoramento das redes de apoio, tanto da saúde pública como da iniciativa de voluntários e das organizações não governamentais (Ongs).

O fortalecimento a prevenção às Drogas é uma das iniciativas do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, e da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas ( Senapred).

O Fórum contou com a participação de diversas autoridades, Vereadores, Secretários Municipais, Assistentes Sociais, Psicólogos, Conselheiros Tutelares, Agentes de saúde, alunos da rede Estadual, Municipal e da população.

PALESTRA

A Mediação do evento foi feita pelo Secretário Municipal de Cultura Aelson de Mattos Apolinário.

Andréia Montesiano falou da importância da atuação do Centro de Atenção ao Dependente Químico (CADQ) de Sorocaba, e que a comunidade criada em janeiro de 2011 vem atuando no fortalecimento desse apoio, contando com profissionais qualificados como: psicóloga, psiquiatra, assistente social, ajudando e apoiando na saúde integral no vínculo social, comunitário e familiar dos dependentes.

Já a Psicóloga Drª. Márcia R. Camargo do Carmo, fez uma apresentação sobre como o ambiente familiar desempenha um papel fundamental no comportamento humano para se evitar as dependências químicas, emocionais entre outras.

O secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, apresentou a Nova Política Nacional sobre Drogas no evento, que diferencia usuário e traficantes, afirmou também que o governo federal tem investido cerca de R$ 280 milhões, o qual conseguiu ampliar de 2 mil atendimentos em 2018, para mais de 17 mil vagas no tratamento de dependentes químicos em todo o país.

Hoje existem 700 centros terapêuticos funcionando e recebendo recursos federais. “O Estado de São Paulo possui 17 dessas entidades, que recebem recursos do governo federal, e várias delas recebem dependentes químicos para tratamento e internação”, falou Quirino.

Frente Parlamentar de Prevenção às Drogas

O Vereador João Gilberto Salles Albach, em uso da palavra aproveitou o Fórum para assinar o termo da Frente Parlamentar de Prevenção às Drogas, que é composta pelos Vereadores Agnaldo Pereira Júnior, Aguinaldo Castilho da Silva, Cid José Ferreira, Cláudio Satoru Watanabe, Fábio Jacob Pezzato e Gabriel Ratto Domiciano.

A Frente, visa trazer para a cidade mais investimentos tanto do Governo Federal como do Governo Estadual para as Unidades de Atendimento, Centros de Atenção Psicossial, e melhorar a rede de apoio e acolhimento público para os dependentes químicos.

Texto e foto: Rodrigo Gerpe MTB 91.984 - SP