A Câmara

A data da instalação da primeira Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo, de acordo com os registros dos anais da Casa, consta ser dia 30 de outubro de 1889. A posse da nova Câmara aconteceu na data de sua instalação, ou seja, 30 de outubro daquele ano.

Nessa data, a convite dos homens públicos, chegavam em nossa então Vila São Miguel Arcanjo os Vereadores pertencentes a Edilidade de Itapetininga, os  Senhores Antonio Augusto da Fonseca (Presidente) e Procópio de Almeida Leme (Secretário).  Antes da entrada no Paço Municipal, foram os ilustres cidadãos festivamente recebidos, com pétalas de rosas pelos alunos das escolas, como forma de demonstrar o respeito e admiração pelas presenças das ilustres autoridades. Já alojados nas dependências do Paço Municipal, Antonio Augusto da Fonseca assume a Presidência, tendo ao seu lado Procópio de Almeida Leme, que serviu como Secretário.

 

Nessa oportunidade para tomar posse, são chamados os seguintes Vereadores eleitos de São Miguel Arcanjo: Manoel Fogaça de Almeida, Alfredo Olegário dos Santos Terra, João Augusto dos Santos Nogueira, José Alves Pereira, Ernesto Arantes de Noronha, Jeremias Moreira Branco e José Leme Brisola.

 

Na sequência, os Vereadores empossados, elegeram o Vereador Manoel Fogaça de Almeida para Presidente da Câmara, ficando assim considerado como sendo o primeiro Presidente de nossa Câmara Municipal eleito e empossado no dia 30 de outubro de 1889.